06 dezembro 2005

3

Jones emudeceu. De novo. Era demais para ele. A conversa estava desmascarando-o: além de covarde, era incompetente, porque não havia terminado a tarefa no prazo. Deadline, maldito deadline, cansou-se de repetir.
– Mas eu posso terminar – tentou, sabendo que era em vão.
– O prazo acabou. Acabou, porra! – gritou o interlocutor, dando mostras de que já havia perdido a paciência.
Constrangido, Jones preferia poder esconder-se debaixo da saia da mamãe. Seria mais seguro lá, convenhamos. Só que, àquela altura do campeonato, opções não eram mais permitidas. Era pegar ou largar. Pensar rápido para sair da fria. Ciente de que não tinha mais nada a perder, Jones entregou os pontos.
– Ok, não terminei. Qual o preço?
– Preço?
– É, o que acontecerá comigo?
– Contigo?
– É, comigo? É surdo? – reclamou Jones, sem paciência para entrar em joguinhos.
– Melhor surdo do que morto – retrucou o interlocutor, insinuando que tinha o controle da situação.
Será que tinha mesmo? A chance de Jones, o covarde e incompetente, era um velho problema que lhe assolava. Algo que atacava de tempos em tempos, involuntariamente, conforme a situação. Quanto pior, melhor.
– Vai pro inferno! – respondeu Jones, sem cerimônia.
O interlocutor, supostamente tão frio, perdeu a paciência. Deduziu que Jones ficara transtornado, mas também notou que ele próprio não era tão bom assim para manter o comando. E decidiu apelar.
– O prazo acabou! Entregue!
– Venha buscar. Se me achar, é claro – desafiou Jones, em um tom de voz de quem não venderia a própria sorte tão fácil assim.
O interlocutor ia responder, mas não teve tempo. Jones bateu o telefone e o jogou ao chão. Trêbado, sedento e desesperado, havia complicado mais ainda as coisas. Só agora concebia o que havia feito. E se culpava: maldito transtorno bipolar. Do pólo da euforia, raiva, ele agora voltava ao lado negativo, o da depressão. Vapt-vupt, sem avisos. Como ocorrera na conversa ao telefone. Era assim com todos que sofriam dessa doença? Jones sequer imaginava.
– Sou um cara morto – afirmou, alto, enquanto espremia os miolos para achar um plano B.

Nenhum comentário: