01 setembro 2006

Mula

Do blog do Josias de Souza, da Folha. Saiu ontem. Eu nem preciso comentar nada, está tudo aí abaixo...

****
Lula virou notícia no Chile. A edição desta quinta-feira do jornal El Mercurio, o mais influente diário chileno, reproduz trechos do livro “Viagens com o Presidente”, escrito pelos repórteres Eduardo Scolese e Leocencio Nossa.

O texto que está sendo consumido hoje (quinta) no Chile mostra um Lula diferente do presidente que se esconde atrás das regras do cerimonial. Reportando-se a notícia publicada na véspera pela Folha, El Mercurio realça comentários feitos pelo presidente durante um jantar na embaixada brasileira em Tóquio, em maio de 2005. Lula tomara três doses de uísque. Empunhava o quarto copo.

Eis os comentários que o jornal chileno destacou, em negrito:

"O Chile é uma merda. O Chile é uma piada. Eles fazem os acordos lá deles com os americanos. Querem mais é que a gente se foda por aqui. Eles estão cagando para nós";
"Tem horas, meus caros, que eu tenho vontade de mandar o [Néstor] Kirchner [presidente da Argentina] para a puta que o pariu";
"Aquele lá [Jorge Battle, então presidente do Uruguai] não é uruguaio porra nenhuma. Aquele lá foi criado nos Estados Unidos. É filhote dos americanos."
El Mercurio também reproduz diálogo que, de acordo com o livro de Scolese e Nossa, Lula manteve com antecessor Fernando Henrique Cardoso depois de ter recebido dele a faixa presidencial:
"Fernando, como você faz para dar uma escapadinha?"
"É impossível, Lula...impossível...Aqui tem ajudante-de-ordens para todos os lados".

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse presidente só nos enche de orgulho!