10 janeiro 2007

Vermelhos

No post abaixo, eu falo sobre a censura do You Tube pela Brasil Telecom. Isso aconteceu no mesmo dia que eu revi o Boa Noite, Boa Sorte, do George Clooney. É um bom filme, com conteúdo bem atual, em tempos de patriotismo a qualquer custo nos Estados Unidos. Fala da briga de um programa da CBS contra o Macarthismo, na década de 50. Se alguém esqueceu, McCarthy foi o cara que caçou (se ele tivesse mais poder, seria com dois esses) os comunistas, perseguindo e constrangendo a qualquer custo. Extremamente democrático.
Não sou a favor do comunismo. A idéia até é boa, mas os meios deturpam os fins. Agora, se há algo que sou totalmente contra é intolerância. Não acho que os fins justifiquem os meios, e não aceito banho de sangue pra justificar progresso, como no caso do Chile. Penso na ditadura que tivemos no Brasil, e tenho vergonha de lembrá-la, porque foi algo típico de república de bananas. Esses dias ouvi o namorado de uma amiga (leitora do blog, ele acho que também) defender o Pinochet, dizendo que foi um "grande estadista". Foi num bar, eu tava entrando em férias e queria uma noite light, então não insisti no assunto. Imaginem, o cara ficou indignado porque era a noite da execução do Saddam, e isso me fez lembrar do Pinochet. Nem sei por que fiz essa associação...
O namorado da minha amiga disse ainda que deveriam matar, exterminar, sei lá, esqueci a expressão, mas a idéia era varrer do mapa os "vermelhos". Novamente, discordo. Se um povo, país ou o que for não tiver capacidade de dividir espaço com gente com pensamento diferente, então é primitivo. Isso valeu pro Chile, valeu pro Brasil e, infelizmente, ainda é regra em muito lugar e em muita cabeça.

****
Na Venezuela, o Hugo Chávez anunciou reformas que incluem a cassação da licença de um canal privado de TV, oposicionista a ele. É dos "vermelhos"? É. Está errado? Completamente, a decisão é ridícula. Curioso é que em ditaduras de direita (não venham dizer que o Chávez não é ditador) acontecia a mesma coisa, por meio de censura. Prova de que não se julgam as coisas por ótica de direita e esquerda, mas sim, pelo jeito como são feitas.

****
Desculpem se o blog hoje está sério demais. É que estava a fim de dizer algumas coisas que penso e que fogem do dia-a-dia. Desculpem também eventuais erros de digitação ou, excepcionalmente, de português...

2 comentários:

Anônimo disse...

E tu leva aquele rapaz a sério?

mim disse...

Pior que não levo, é que as vezes fica difícil ouvir certos absurdos e deixar de lado...
Ah, e muito boa essa resposta, simplesmente acabou comigo. Taí um anônimo inteligente...