16 janeiro 2008

Livrinho

Essa é a minha leitura para as férias: conta a história de como foi criado o capitalismo americano da forma como é conhecido. Estou recém no comecinho, mas já adianto que é muito bom.
Como eu recentemente li o 1808 (o autor inclusive comentou no blog, muito gentil a atitude dele), fica inevitável comparar com o Brasil. E a diferença entre eles e nós é básica: educação e vontade de trabalhar.
Enquanto por aqui ninguém lia ou criava alguma coisa, nos Estados Unidos o governo praticamente triplicou a verba para ensino entre 1840 e 1860.
Também por aqui, era comum viver às custas do trabalho dos escravos e escorado em cargos públicos. Lá, comum era as pessoas inventarem máquinas para resolver os problemas e diminuir a mão-de-obra tradicional. O mesmo procedimento que consumia um ano de treinamento de um especialista na Inglaterra, mais 10 horas de trabalho, levava três minutos e meio nos Estados Unidos.



Um comentário:

Anônimo disse...

Concunhado... paradinhas as coisas por aqui, né? Agenda tuas folgas pra Páscoa, tá??? Vou aparecer no RS nesse findi, quem sabe rola mais uma caroninha até V. Aires??? hehehe! Bjocas...