06 junho 2008

Santi ou Santiago?

Como bem escreveu um consagrado autor, Santiago Nasar acordou às 5h para esperar o navio no dia de sua morte. Santi Iraizola, porém, levantou às 7h. Perdeu o navio e ganhou uma vida longa no Caribe colombiano.
Quer saber mais? Lê Crônica de uma Morte Anunciada, do Gabriel Garcia Márquez. Só não espera encontrar Santi Iraizola por lá. Este é invenção do blog e continua vivo da silva. Talvez para uma futura aventura, quem sabe fora dos trópicos.

PS: emprestei o livro pro Gava, amigo meu. É uma obra-prima e se lê em duas horas, no máximo. Perfeito alinhamento entre concisão e inspiração. Eu, mais uma vez, sou motivo de vergonha porque tenho há mais de um ano em casa Cem Anos de Solidão, prêmio Nobel, e ainda não comecei. Tudo bem que é a versão original em espanhol, Cien años de soledad, mas não justifica.

3 comentários:

Gabriela Brito disse...

Eu tinha essa vergonha até bem pouco tempo! Peguei emprestada a do meu pai, que é a edição comemorativa da Academia Espanhola, ampliada e com indices de personagem e até glossario. Mesmo pra quem tem intimidade com o idioma fica meio complicado em alguns momentos pegar as sutilezas do autor. Mas vale a pena. Gostei mesmo. Esse da Morte Anunciada ainda não li. Vou seguir a dica. Já leste Relato de um Náufrago? Bem tri! Também se lê em duas horas e é muito bom, jornalisticamente falando.

urtigaprasalada disse...

Será uma praga? Eu tenho o meu a mais de 5 anos e ainda não comecei. Acabei emprestando para a minha namorada faz meio ano e ela ainda não começou tbm ...

mim disse...

Não li. É uma boa, Gabi, vou atrás.