03 novembro 2008

Do Ecomotion

Fiz este material pro jornal. Como não saiu...

Econotas _ Por dentro do Ecomotion

O episódio vaca, 1
Passava pouco das 19h de quinta em Itarema, município de 25 mil habitantes localizado ao norte do Ceará. Como era noite fechada, o motorista de um microônibus que transportava jornalistas para o Ecomotion não teve como ver uma vaca preta parada em meio à estrada. Seguiram-se aí momentos de pânico, com o veículo balançando após o choque que danificou sua parte frontal. Por sorte, o atropelamento não teve conseqüências mais graves do que a morte do animal. Mas obrigou outros três veículos do comboio da imprensa a retornarem cerca de 40 quilômetros para prestar socorro, o que atrasou a chegada a Jericoacoara para depois das 23h _ a saída de Fortaleza aconteceu às 16h.

O episódio vaca, 2
O atropelamento da vaca preta _sim, alguém fora o motorista conseguiu identificar a cor do animal no momento da batida _ dominou as conversas. Também causou estresse. Incomodados com a demora, três profissionais de televisão decidiram abandonar o comboio e cumprir os aproximadamente 50 quilômetros que faltavam para Jericoacoara por conta própria. Alugaram um táxi.

Pau-de-Arara
Sabe aquele ônibus aberto nas laterais, com teto de madeira e pelo menos 10 fileiras de bancos, igualmente de madeira, com capacidade para seis pessoas cada um? Este é o meio de transporte para chegar a Jericoacoara. Como não existe asfalto nos 20 quilômetros que ligam a praia à cidade de Jijoca, última parada no caminho de Fortaleza, os visitantes são obrigados a apelar para o transporte alternativo _ conhecido na região como Jardineira. Aos trancos (muitos, mesmo) e barrancos (de dunas), a Jardineira só divide a "estrada" com raras caminhonetas com tração 4x4.
Lula onipresente
Nascido em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desfruta de grande popularidade no Nordeste. Prova disso, não foram poucos os candidatos nas eleições que associaram a imagem à do presidente _ com ou sem permissão. Durante a viagem Fortaleza-Jericoacoara, foi possível ver dois cartazes de candidatos à prefeitos nos quais apareciam a foto do postulante ao cargo, seu vice e Lula _ em montagens grostescas com a foto oficial da Presidência.

Comida encapada
O binômio moscas-poeira se traduz em gasto extra para os donos de churrascarias e buffets no interior do Ceará, especialmente em beira de estrada: o celofane. É uma maneira inusitada para proteger a comida por aqui.

Bonde do Francisco
Aqui em Jericoacoara, quem vai à praia sempre escuta a proposta do Francisco, o adolescente de 16 anos da foto: anda de buggy pelas dunas. O atrativo é uma aventura inesquecível, garante, por dunas que chegam à altura de prédios de quatro ou cinco andares. No tempero, porém, vai muito sal: o passeio custa entre R$ 120 e R$ 140. Reflexo da presença de estrangeiros.

Jegues & barracos
A paisagem nordestina difere muito do que se vê no Rio Grande do Sul. A começar pelas casas bastante simples, a maioria de um andar e com uma rede estendida em algum cômodo. Há casos extremos, como a moradia de barro da foto tirada em Jericoacoara _ há pouco mais de 20 anos, um vilarejo de pescadores isolados do mundo. Não faltam também os jegues. A dupla da foto pastava à beira-mar.

Nenhum comentário: