22 novembro 2008

Brasileirão em cartaz

Fiz isso faz duas semanas. Duas semanas, ok? Significa que tá desatualizado, sim.

O filme nosso de cada dia
A quatro rodadas do fim, o Brasileirão reserva diferentes tramas para seus participantes. Entre os sonhos de título e Libertadores, o marasmo da Sul-Americana e o temor do rebaixamento, é possível definir os momentos dos times baseado em filmes que passaram pelo cinema. Confira alguns exemplos:

São Paulo
Legalmente Loira
Os rivais, fulos da vida e loucos de inveja, falam maldades pelas costas. Mas a verdade é que o riquinho São Paulo terminará o ano com as melhores notas, como sempre. Ou seja: será campeão, gente!

Grêmio
Coração Valente
A cena dos jogadores batendo no peito após a vitória de domingo mostra que o time está para guerra e topa todas. Só o figurino calções/chuteiras/camiseta tricolor é que não combinou muito com o filme épico.

Flamengo
Missão Impossível
No Rio, ainda se fala em título, dada a distância de cinco pontos para o líder. Ou em Libertadores, graças ao ponto que o separa do G-4. Como tem pedreiras pela frente, porém, a missão soa quase impossível.

Palmeiras
Loucademia de Polícia
O goleiro Marcos enlouquecido na área adversária, ainda na metade do segundo tempo, rendeu um pito do comissário Luxemburgo. Falta organização _ e racionalidade _ ao Palmeiras, sem dúvida.

Inter
Sexto Sentido
Passou o segundo turno inteiro pensando que estava vivo na disputa por vaga na Libertadores. Assim como um dos protagonistas do filme, só no final descobriu que havia morrido faz tempo.

Atlético-MG
À Procura da Felicidade
Ele passou o ano todo sofrendo: esteve entre os rebaixados, ficou sem dinheiro, se envolveu em confusões e foi humilhado pelos outros. Jamais desistiu. E alcançou seu objetivo, o de assegurar a vaga na Série A.

Vasco
Closer _ Perto Demais
O título, óbvio, faz referência ao affair do Vasco com o rebaixamento. E não pára por aí: existe um intruso íntimo neste relacionamento, o Fluminense. Pode terminar em briga.

Portuguesa
Terminal
Trata-se de um time estrangeiro que jamais consegue sair do país_ jogar Libertadores ou Sul-Americana. Pior: em vez de ficar preso em um aeroporto, pode acabar em um terminal rodoviário, a Série B.

Figueirense
Ensaio Sobre a Cegueira
Título propício a mais de uma interpretação. Pode ser a cegueira dos jogadores, incapazes de produzir algo com a bola, ou da torcida, que prefere enxergar tudo em branco a ver 11 pernas-de-pau em campo.

Ipatinga
À Espera de um Milagre
Milagre, entenda-se aqui, significa escapar da Série B. Na lanterna e a seis pontos do Fluminense, 16º, o Ipatinga sabe que o Brasileirão já acabou. Melhor rezar.

Nenhum comentário: